O que é o Musissimphos?
É um método completo de formação musical idealizado pelo compositor e professor Mario Ficarelli, destinado a orquestras de iniciantes, em três níveis de dificuldade (básico, intermediário e avançado), em edição bilíngue, totalizando 1.684 páginas impressas em dez volumes, acompanhados de um CD-áudio e nove CDs-ROM com as partes instrumentais.
Está dividido entre 81 Estudos Musicais e 60 Músicas de Repertório, em progressão didática quanto ao nível de dificuldade. Os Estudos são todos de autoria de Mario Ficarelli e condensa a Teoria Musical aplicada. As Músicas são de vários compositores, desde o repertório Barroco até o Contemporâneo. O primeiro volume compreende um guia que explica o método e orienta aqueles que desejam formar uma orquestra desde o início.
O Manual para Ensino Musical em Orquestra de Iniciantes foi desenvolvido apaixonadamente nos últimos anos de vida do compositor, à época destinado a um projeto socioeducativo-musical na Comunidade Paraisópolis (cidade de São Paulo) que estava para iniciar sob sua coordenação pedagógica.
Quem foi Mario Ficarelli, o idealizador e elaborador do método Musissimphos?
Mario Ficarelli – idealizador e elaborador do método MUSISSIMPHOS® – foi um importante compositor e professor brasileiro, contando em seu catálogo mais de 220 obras para diversas formações instrumentais, incluindo uma ópera infantil e uma Missa Solemnis para solistas e coro infantis, apresentada parcialmente para o Papa João Paulo II no Vaticano em 1996.
Membro da Academia Brasileira de Música desde 1994, obteve vários prêmios em concursos de Composição e possui obras editadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Dedicado também ao magistério, entre 1981 e 2005 lecionou na Universidade de São Paulo, onde foi professor Livre Docente, tendo estado na direção do Departamento de Música por três mandatos. Entre 1978 e 1984 foi também docente e Chefe de Departamento da Escola Livre de Música e Artes das Faculdades Integradas Alcântara Machado/FMU-FIAM-FAAM. Na década de 70 lecionou ainda na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte (MG) e no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP).
Mario Ficarelli, verbete em inúmeras publicações, incluindo o Dicionário Grove de Música e Who’s Who in the World, era assumidamente apaixonado por orquestra sinfônica, por meio da qual descobriu o mundo da música aos 16 anos de idade.
A estreia de sua Sinfonia nº 2 em Zurique pela principal orquestra da Suíça que a encomendou – Tonhalle–, rendeu-lhe do jornal de maior circulação do país a seguinte afirmação: “A estreia de Ficarelli despertou em Zurique um entusiasmo com o qual alguns colegas europeus só poderiam sonhar”, palavras essas complementadas ainda pelo comentário de um então Diretor daquela orquestra, Richard Bächi: “Desde Brahms não se via tamanho sucesso em uma estreia nessa casa!”.
Nos seus últimos cinco anos de vida, além de continuar exercendo o magistério em caráter particular, Mario Ficarelli criou o método de ensino musical Musissimphos® como um legado aos regentes e aspirantes da música clássica, o qual sintetiza todo o conhecimento adquirido a partir de mais de 40 anos de experiência de ensino de música no Brasil.
Para quem é indicado?
Regentes e orquestras de iniciantes, não importando a idade dos participantes. Também a pesquisadores, professores e interessados especialmente em orquestração e musicalização.
Qual o diferencial do Musissimphos?
Além do que foi dito acima (Teoria Musical aplicada, vasto e diversificado repertório, progressão didática, orquestração de alta experiência e competência) existe a proposta de suprir a falta de repertório para a fase inicial de uma orquestra. Somado a isso, pretende uma formação mais completa dos aprendizes, e não necessariamente uma carreira profissional, conforme esclarece o compositor: o desenvolvimento da sensibilidade, do companheirismo, da colaboração, da atenção, da inteligência, da imaginação, da satisfação e da realização pessoal e coletiva.
Qual o tempo previsto de aplicação do Método?
Segundo especialistas, a aplicação dos 10 volumes envolverá cerca de cinco anos dos participantes, levando em consideração a média de dois ensaios semanais conforme habitual em orquestras infanto-juvenis.
Serão adicionados mais volumes?
Não, a coleção já se encontra finalizada por Mario Ficarelli.
Onde posso adquirir?
Diretamente no site https://cantabile.mus.br/
Será possível adquirir pelo site Cantabile outras obras de Mario Ficarelli?
À exceção do método Musissimphos, todo o acervo de partituras do compositor está disponível para ser comercializado pela ABM – Academia Brasileira de Música.
Encontro o Método à venda em loja física?
Não. No momento somente online, pelo site: https://cantabile.mus.br/
Por que a entrega é sob encomenda?
Por ser uma publicação independente, a verba é limitada para a impressão prévia de vários conjuntos e aluguel de local para estocá-los.
Quanto tempo até receber em mãos o método Musissimphos?
O método Musissimphos será postado ao destinatário em até 15 dias úteis contados a partir da data seguinte ao pedido de compra. Uma vez postado, os Correios serão responsáveis pelo tempo de entrega. Você poderá acompanhar seu pedido pelo site: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/
Qual a diferença da edição de luxo para a econômica?
O conteúdo é o mesmo, diferenciando o tamanho, encadernação, papel e consequentemente o valor.
A edição de luxo conta com um centímetro a mais na altura e largura, costura em cadernos (abertura de 180º), capa impermeável e páginas em cor marfim.
A edição econômica tem tamanho A4, encadernação espiral (“wire-o”) e páginas em cor branca.
Existe possibilidade de algum desconto na aquisição?
Não há desconto na edição econômica, ela já implica em um valor especial. Diferentemente, a edição de luxo considera descontos segundo a quantidade de compra em um só pedido.
Por que as partituras de algumas obras são vedadas por tarjas pretas?
Isso é devido à não liberação dos respectivos direitos editoriais até o presente momento, o que inclusive está informado sobre as tarjas: “Aguardando liberação de direito editorial”.
Qual a previsão de liberação das tarjas pretas?
No momento ainda não há previsão apesar da contínua tentativa de nossa parte.
Conforme os direitos editorais das obras vedadas por tarjas pretas forem liberados, os volumes comprometidos serão substituídos gratuitamente por outros mais completos?
Justamente considerando esta limitação, já é feito um desconto no valor final do método, de acordo com a porcentagem de obras e número total de páginas comprometidas. Desse modo, não resta pendências por parte da Mister Edições e da Cantabile para com o comprador. Contudo, um desconto está sendo previsto para aqueles que já adquiriram o método nessa condição excepcional, conforme os direitos editoriais forem liberados.
Por que tenho que assinar um contrato para adquirir o Método?
É uma declaração necessária de ciência sobre se adquirir o método quando uma porcentagem dele está impossibilitada provisoriamente devido à não liberação dos direitos editoriais de algumas obras. Portanto, elas não devem ser tocadas publicamente e nem gravadas até as liberações correspondentes. O documento também esclarece que a Mister Edições e a Cantabile não têm quaisquer dívidas e nem serão responsabilizados por essa condição previamente e devidamente informada.
Já que as tarjas pretas não foram liberadas por questão de direitos editorais, por que escolheram estas músicas em vez de outras que não teriam este problema?
O compositor Mario Ficarelli inicialmente criou diversas músicas independentes destinadas a um projeto socioeducativo-musical infantil específico, enquanto coordenador pedagógico do mesmo, pois não havia repertório disponível para esta fase inicial de uma orquestra. Naquele período ele levou em consideração somente as características das obras, seu gosto pessoal por elas e os aspectos didáticos envolvidos. A concepção de ter feito um método e vir a editá-lo para outras comunidades surgiu bem posteriormente, e a ideia de comercializá-lo mais tarde ainda, já quando não se encontrava bem de saúde. Logo, não era possível prever esta limitação referente aos direitos editoriais até sua morte. Na sequência, os responsáveis em alcançar o objetivo do compositor rejeitaram fazer qualquer alteração em seu conteúdo, mesmo que significasse manter as obras ainda protegidas.
Por que decidiram publicar o Método sem ter todas as autorizações editoriais?
A Mister Edições tentou em vão, durante meses, contactar as editoras responsáveis pelas respectivas liberações. Da maior parte delas não teve qualquer resposta apesar das insistências, e somente uma respondeu, porém negativamente e sem qualquer argumentação. Chegamos à conclusão da dificuldade e lentidão deste processo e que seria lastimável impedir a difusão do método conforme foi idealizado por conta dessa limitação.
O que seria possível fazer para liberar o quanto antes as obras ainda protegidas?
No método, os compositores com menos de 70 anos de falecimento, logo ainda protegidos em seus direitos autorais, são Igor Stravinsky, Sergei Prokofiev, Dmitri Schostakovich e Ernst Widmer. De início é preciso saber quais são as instituições que atualmente têm poder de decisão sobre os direitos editoriais de suas respectivas obras. Foi uma busca em vão até o momento, pois muitas dessas entidades deixaram de existir, mudaram de endereço ou de nome, fizeram associações entre si etc. Só a partir daí teremos condições de saber dos trâmites administrativos e comerciais exigidos por cada uma delas.
Quais são as obras presentes no Método ainda protegidas por direitos editoriais?
A lista abaixo informa os volumes em que as obras ainda protegidas se encontram, seus títulos originais e, entre parênteses, aqueles alterados pelo compositor na busca de torná-los mais didáticos ou infanto-juvenis.
Volume V
- Marcha, do caderno Música para Crianças, op. 65, nº10 (Marcha dos Pequeninos), de Sergei Prokofiev;
- Dança das Jovens das Antilhas, do Ballet Romeu e Julieta [Suite nº 2] (Dança do Ballet Romeu e Julieta), de Sergei Prokofiev.
Volume VI
- Dança, do Ballet Romeu e Julieta [Suite nº 2] (Dança Característica do Ballet Romeu e Julieta), de Sergei Prokofiev;
- Seis Peças para Crianças: 1. Marcha;2. Valsa;3. O Urso (Suite: I – Marcha;II – Valsa;III- O Urso), de Dmitri Shostakovich;
- Ping-Pong, de Ernst Widmer.
Volume VII
- Marcha, da Ópera “O Amor por Três Laranjas” (Marcha dos Grandes), de Sergei Prokofiev;
- Seis Peças para Crianças:4. Um Alegre Conto de Fadas; 5. Um Triste Conto de Fadas; 6. A Boneca Mecânica (Suite: IV – Um Alegre Conto de Fadas; V – Um Triste Conto de Fadas; VI – A Boneca Mecânica), de Dmitri Shostakovich;
- treze canções: canção suíça iii; viu, maria pisou na areia; fazem três anos; canção albanesa; canção búlgara i; canção jugoslava; canção búlgara ii; majó; canção suíça iv; canção espanhola; canção russa; sea chanty; siriri (Treze Canções: Canção Suíça III; Viu, Maria pisou na areia; Faz três anos…; Canção Albanesa; Canção Búlgara I; Canção Jugoslava; Canção Búlgara II; Majó; Canção Suíça IV; Canção Espanhola; Canção Russa; Sea Chanty; Sirirí), de Ernst Widmer.
Volume IX
- A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky.
A respeito do único CD-áudio que acompanha o Método, por que há somente gravações virtuais de algumas músicas dos volumes II, III e IV?
A origem do Musissimphos vem de projetos que Mario Ficarelli idealizou e ministrou com a intenção de musicalizar aprendizes iniciantes principalmente por orquestras, tanto em escolas como em comunidades interessadas. Para exemplificar o que sonoramente isso significava àqueles que não liam partituras, ele gravou em seu estúdio esses específicos Estudos Musicais. Como não há a intenção por parte da Mister Edições em fazer alterações no que foi idealizado pelo compositor, foram mantidas aquelas mesmas músicas no Método atual por meio de novas produções de áudio. Por outro lado, realizar com orquestra a gravação de todas as músicas que compõe o Musissimphos, embora fosse o ideal, significaria neste momento um investimento muito acima das possibilidades de uma edição independente.
Ao comprar o Método, tenho licença para tocar publicamente e gravar as músicas pertencentes a ele sem pagar direitos autorais?
No referente a Direitos Autorais, aqueles que adquirirem o MUSISSIMPHOS – Manual para Ensino Musical em Orquestra de Iniciantes poderão utilizar o método enquanto ferramenta didática para transmissão de conhecimento artístico, cultural e intelectual junto aos professores, regentes, membros instrumentistas das orquestras afins, além de funcionários e parceiros dessas comunidades.
Para uso em si das obras musicais contidas no mesmo (composições, arranjos e orquestrações), por meio de execuções públicas e gravações, por exemplo, serão necessárias as respectivas autorizações, segundo reza o artigo 31 da lei brasileira de Direitos Autorais nº 9.610.
Sobre a Mister Edições:
A Mister Edições é uma MEI – Microempresa Individual. Foi criada pela compositora Silvia de Lucca, viúva de Mario Ficarelli, criador do MUSISSIMPHOS®, quem se ocupou desde o início do processo de edição do Método, inclusive tratando com ele as primeiras ideias a respeito. Foram anos de trabalho independente como curadora e coordenadora geral, em que liderou uma equipe de profissionais como digitadores, tradutores, ilustrador, diagramador, produtor e editor de áudio, bibliotecário, assistentes executivos, assistente financeiro, os quais, juntos, alinharam-se especialmente aos ideais do compositor.